Para as donas de casa



Dicas para tirar-remover penugem e bolinhas de roupa




FITA PVC 48mm X 45m  - Loja virtual Triângulo Screen Para remover as penugens da sua roupa, você irá precisar de fita adesiva(isso mesmo, fita adesiva igual essa da imagem abaixo, a fita pode ser transparente ou escura, isso é independente, porém evite fitas com muita cola pois essas fitas podem acabar deixando um pouco de cola na sua roupa), e uma tábua de passar;
Passo a passo

- Arrume a peça de roupa que você quer tirar as penugens na tábua de passar, como se fosse fosse passar ela;
- Enrole uma pequena quantidade de fita adesiva em sua mão, de forma que a parte adesiva fique para o lado externo;
- Agora com a mão passe sobre a roupa em movimentos retos(como se estivesse escovando a roupa), você irá perceber que todas as penugens/bolinhas, ficaram grudadas na fita adesiva;
- Troque sempre a fita da sua mão quando ela perder encher de penugem ou perde a sua cola;
##############################################################################################
DICAS PARA SE LAVAR CORRETAMENTE SUAS ROUPAS
Produtos para limpeza:
Sempre dê preferência a produtos neutros ou suaves.

Em caso de uso de sabão em pó e/ou amaciante, certifique-se de que estejam completamente dissolvidos antes de colocar as peças na máquina ou tanque.

Produtos com alvejantes não são recomendados para tecidos coloridos, estampados ou com aplicação de bordados, pois fazem com que as cores desbotem progressivamente.

Não use produtos que tenham cloro.

Não deixe as peças de molho por tempo prolongado, pois isto pode provocar a perda de brilho das cores e o desgaste das fibras. Para manutenção da qualidade e aumento da vida útil dos seus produtos siga as instruções contidas nas etiquetas.


Temperatura:
Lave em temperatura de até no máximo 60ºC, usando as quantidades de sabão e amaciantes indicados pelos fabricantes. O excesso destes produtos pode provocar manchas, desbotamento e perda do poder de absorção.


Estampados:
Os tecidos não descoram e não mancham, juntando-se à última água de enxaguar, sal e vinagre.

Se o tecido listrado ou estampado de fundo branco manchou ou desbotou, quando posto para secar, deve ser levado à água novamente, enxaguando-se várias vezes acrescentando-se à última água (pouca) três colheres (sopa) de vinagre. Em seguida, apertar bem o tecido entre dois panos secos, secar à sombra e passar a ferro enquanto estiver ainda úmido.


Cores Escuras:
Lave as peças de cores escuras separadamente independente do tipo de produto (cama, mesa ou banho) e com muita água, para garantir a eliminação do excesso de corantes que se desprende normalmente nas primeiras lavagens.

Coloque as peças para secar imediatamente após a lavação, pois a permanência de peças úmidas pode provocar manchas e mofo.

Seque as peças em varal, à sombra.


Tecido Preto:
Os tecidos pretos não perdem a cor nem encolhem, se após a lavagem ficarem de molho por alguns minutos numa água com sal ou potassa.

Para a roupa preta que foi lavada não ficar sem vida nem perder o seu tom negro, basta misturar à última água chá forte de folhas de trigo, ou, numa água de anil bem forte; deixe a roupa repousar nessas águas por alguns segundos, e depois estenda à sombra (fazer de preferência à noite).


Azul e Vermelho:
Ficam como novos se após lavados, passar numa solução fraca de água com soda.


Verde e Vermelho:
A chita ou o algodãozinho estampados nessas cores desbotam facilmente. Coloque então na água um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico.


Bordados de Cor:
Lavam-se com água e sabão branco, e na última água juntar um pouco de vinagre.


Panos de prato:
Lave-os em água morna com um pouco de sal e vinagre.


Lavagem no Tanque:
Evite esfregar as roupas no tanque, para não danificar suas fibras.


Lavagem na Maquina:
Coloque água até o nível necessário, adicione o detergente e ligue a máquina para dissolver bem o detergente. Mergulhe por completo as roupas, uma a uma.


Dicas para vários tipos de tecido:
Sintéticos - As roupas de fibras sintéticas retêm o odor da transpiração, mesmo depois de lavadas. Para evitar que isso aconteça, basta deixá-las de molho na hora de se enxaguar (isto é, depois de limpas) numa solução de água com uma colher (sopa) de bicarbonato.


Acetato:
Geralmente estas peças devem ser lavadas a seco. Caso a etiqueta indique o contrário, siga estas dicas:
1. Lave à mão com água morna e pouca espuma;
2. Não torça e nem centrifugue a peça. Também não deixe de molho com roupas coloridas;
3. Enquanto está úmida, passe a roupa ao contrário, na temperatura fria.


Nylon:
A maioria das peças de nylon pode ser lavada na máquina e seca na secadora em temperatura baixa.
1. Lave com água morna;
2. Coloque um amaciante no último ciclo do enxágüe;
3. Se for necessário, passe com temperatura moderada.

Se estiver manchado, use o processo descrito em "Nycron".

Meias - As meias de nylon ou de helanca não são lavadas em água quente e nem torcidas; tira-se o excesso de água, enrolando-as numa toalhinha felpuda; depois, deixar secar em lugar fresco, porém nunca ao sol.

Passe em água todas as vezes que forem usadas.

Para maior resistência das meias de nylon, antes de serem usadas, molhe-as e coloque-as num saquinho plástico, levando ao congelador por algumas horas, ou uma noite.

Retire-as então, deixe descongelar e pendure para secar à sombra.

Também se conservarão quando lavadas numa mistura de água e vinagre.

Espremer nem torcer, apenas pressionando-as com uma toalha felpuda.
Nycron:
Se tiver alguma mancha, antes de se lavar passe sobre ela sabão de coco apenas umedecendo o local, deixando repousar por algum tempo. Depois lavar com sabonete ou detergente próprio para nylon.

No último enxágüe, acrescente uma colher (sopa) de vinagre e uma colher (chá) de goma sintética.

Secar à sombra.

Acrílico:
Podem ser lavados na máquina, à mão (as mais delicadas) ou a seco.

Na máquina:

1. Lave com água morna;
2. Coloque um amaciante no último ciclo do enxágüe;
3. Se for necessário, passe com temperatura moderada.

À Mão:

1. Com água morna;
2. Torça a peça suavemente para eliminar a água;
3. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em um varal que não enferruje. Sempre passe a roupa com o ferro na temperatura moderada.

Poliéster:

A maioria das peças de poliéster pode ser lavada na máquina e seca na secadora. Também podem ser lavadas a seco. Para lavar as peças, veja estas dicas:

1. Lave com água morna;
2. Coloque um amaciante no último ciclo do enxágüe;
3. Se for necessário, passe com temperatura moderada.

Algodão:
1. Você pode lavar, secar e passar em altas temperaturas;
2. As peças brancas podem voltar ao branco original com água sanitária e as coloridas com um alvejante que não prejudique as cores (alvejante sem cloro);
3. Esse tipo de tecido pode amassar facilmente e por isso necessita ser passado freqüentemente;
4. Artigos produzidos com algodão tendem a encolher e desprender penugem após as primeiras lavações, características naturais da fibra de algodão.

Viscose:
A maioria das roupas deste tecido deve ser lavada a seco, mas algumas peças podem ser lavadas à mão.

Se este for o caso, siga estas dicas:

1. Lave com água morna ou fria com espuma. Aperte suavemente o tecido para que a espuma penetre nele;
2. Enxágüe com água morna sem centrifugar ou torcer a peça;
3. Alise ou sacuda a peça e pendure-a em um varal que não enferruje.

Elastano:
Pode ser lavado à mão ou na máquina com água morna.
1. Nunca use água sanitária, a não ser que seja um alvejante que não prejudique as cores (sem cloro);
2. Enxágüe abundantemente, estenda a peça e deixe-a escorrendo;
3. Se você usa secadora, verifique se está na temperatura baixa. O mesmo vale para quando for passar a peça.

Fonte: www.procter.com.br


Banlon:
Os brancos lavam-se uma solução de sabão em pó e bórax em partes iguais e água, deixando expostos ao sol, dentro desta solução.

Depois, enxaguar.


Dralon:
Se os casaquinhos ou suéteres deste material forem guardados dentro de saquinhos plásticos, no congelador, por uns dias, durarão mais tempo.
 
Usando o Alvejante
..................................................................................................................................
 
 

A utilização desse tipo de produto varia de acordo com a sua formulação (pode ser à base de hipoclorito de sódio ou peróxido de hidrogênio). Por isso, leia atentamente as recomendações de uso que constam no rótulo da embalagem.

Confira na embalagem do produto se há restrições de seu uso no tipo de tecido da roupa que você irá lavar, considerando também se a peça é branca ou colorida.

Confira se a etiqueta da peça tem o símbolo de proibição do uso de alvejantes, consultando a seção ‘Significados da Etiqueta'.

Na lavagem, adicione 1 copo (200ml) de alvejante para cada 20 litros de água. É importante agitar bem a água com o alvejante, para evitar a concentração do produto.

Não é indicado usar recipientes ou objetos metálicos, pois o metal reage com os ingredientes desses produtos, danificando o recipiente e liberando resíduos de metais na água, comprometendo o resultado do produto na peça.

Prefira alvejante não clorado à água sanitária, pois ele conserva melhor a peça. Use a água sanitária para limpeza da casa.

O alvejante não substitui o detergente em pó, ele é apenas um produto para auxiliar o processo de lavagem, facilitando a remoção de encardidos.

Somente Alvejantes específicos podem ser usados em roupas coloridas e tecidos crus, e também podem ser misturados com detergentes em pó, como indicado nas instruções da embalagem do produto.

Fonte ( www.omo.com.br ).
 
Usando o Amaciante
.................................................................................................................................
 
 

O amaciante é um produto com ingredientes que ajudam a “amaciar” as fibras dos tecidos, deixando as roupas mais gostosas de tocar e vestir, além de deixar um perfume agradável.

Após lavar a roupa, dilua um copo americano de amaciante e despeje na água do enxágüe (a quantidade pode variar de acordo com a marca do fabricante). Coloque as peças só depois de misturar o amaciante na água do ultimo enxágüe.

Nunca despeje o amaciante diretamente no tecido, pois isso poderá manchar as roupas.

Use a dosagem de amaciante recomendada no rótulo do produto para obter os melhores resultados de maciez e perfume, isso evita resíduos de amaciantes nas peças e não deixa que elas fiquem manchadas.

Depois de colocar a roupa na água com amaciante, não é preciso enxaguá-la novamente. É só torcer bem a peça e colocá-la para secar.

Todo amaciante deve ser usado no segundo enxágüe na máquina de lavar ou no tanque.

Antes de colocar o amaciante, tenha certeza de que o detergente em pó foi completamente enxaguado. Depois torça e coloque para secar.

Fonte ( www.omo.com.br ). 

 
Secando
....................................................................................................................................................
 
 

Secando as roupas
A maioria das roupas secas em secadoras automáticas ficam macias e pouco amassadas. Mas, se você tem tempo e um quintal em casa, talvez devesse secá-las no varal nos dias ensolarados, deixando a máquina para quando o tempo estiver ruim e para as roupas que não precisam ser passadas. Leia as dicas abaixo:


Utilizando a secadora
•  Leia o manual de instruções do fabricante para conhecer os procedimentos de funcionamento e os ciclos recomendados;

•  Não sobrecarregue a secadora, pois isso causará secamento desigual e roupas muito amassadas;

•  Assim que a secadora parar, retire as roupas e dobre-as para evitar que fiquem muito  amassadas;

•  Limpe o filtro da máquina após cada uso.


Secando no varal
•  Pendure as peças no varal pela extremidade mais firme. Roupas brancas e de cores claras devem secar ao sol e as de cores brilhantes à sombra;

•  Tecidos com tendência a deformação como a lã devem ser estendidos em uma superfície plana;

•  Verifique se o varal e os prendedores de roupa estão limpos;

•  Utilize cordas de plástico ou de arame recoberto com plástico e, antes de utilizá-lo, limpe-o com pano úmido.
 
Passando
..................................................................................................................................................
 
 

PASSAR AS ROUPAS
Ferro de passar roupas

Qualquer que seja o uso a que se destina, doméstico ou profissional, importa, em ambos os casos, a aquisição de um ferro de passar rápido, eficaz e cômodo não só para utilizar, mas também para limpar.


Tipos de Ferros de passar:
•  Ferros a seco: São os ferros tradicionais. Embora em desuso, continuam a ser preferidos por muitas donas de casa;

•  Ferros a vapor: Facilitam a eliminação de vincos e rugas. São geralmente indicados para uso doméstico;

•  Ferros com gerador de vapor: São equipados com uma caldeira e essencialmente usados em lavanderias;

•  Ferros de viagem: Pequenos, leves e portáteis tornam-se muito práticos para transportar e usar em viagem;

•  A potência dos aparelhos a seco gira em torno de 1000 W e nos modelos a vapor entre 1000 W e 1800 W.

O aspecto mais importante a ter em conta é a existência de um termostato prático e fácil de utilizar, dispondo de várias opções de níveis de temperatura para os diversos tipos de tecido que se quer passar.

Alguns modelos possuem uma base com revestimento antiaderente, que permite uma melhor limpeza e resistência a riscos.

Algumas dicas para se obter o máximo proveito do ferro de passar:

•  Não ligue o ferro várias vezes ao dia. Junte bastante roupa para, então, passar;

•  Observe as etiquetas da roupa, passe as roupas sempre na temperatura adequada (indicada na etiqueta), não optando desnecessariamente por uma temperatura mais alta;

•  Sempre que puder, use vapor para alisar as roupas muito amassadas;

•  Nos ferros a vapor, leia as instruções antes de colocar água, pois alguns modelos exigem água destilada. No ferro a vapor é importante sempre utilizar água filtrada;

•  Passe primeiro as roupas que exigem temperaturas baixas;

•  Se precisar interromper o serviço, desligue o ferro da tomada;

•  Não seque demais sua roupa. Assim, você facilita o trabalho de passar;

•  Nunca deixe um ferro ligado sem vigilância. Existem modelos com um alarme sonoro. Pode ser precioso se tiver crianças em casa;

•  Se o reservatório de água for fixo, deve desligar o ferro da eletricidade, antes de o encher. De preferência, esvazie o reservatório de água quando terminar a utilização do ferro;

•  Substitua o cabo sempre que este apresentar sinais de desgaste.

Fonte: Copel


Calças
Remova marcas de bainhas desmanchadas molhando uma esponja com bastante vinagre, e depois de secar, passar ferro morno.

Ao passar camisas comece pelo colarinho (deixe reto, sem dobrar) a seguir os punhos depois as mangas a parte da frente e finalmente a parte das costas (no final dobre o colarinho).

Observação: para que as roupas fiquem realmente bem passadas, retirar as mesmas semi-úmidas da máquina e começar a passá-las.

Roupas que contenham bordados ou aplicações, recomenda-se pôr um pano sobre as aplicações para proteger e passar normalmente.

Secadora: é recomendada para roupas jeans, toalhas, roupas de cama e roupas pré-encolhidas.


Passar roupa de algodão?
Você deve umedecê-lo umas duas horas antes de passar (caso não use ferro a vapor). Para isto basta abrir a roupa sobre uma superfície plana e borrifá-la com a mão jogando pequenos pingos de água. Depois enrole ou embole o tecido para que nas horas seguintes a umidade se espalhe por igual.

Passe com ferro na regulagem de calor "algodão".
 
Cuidados com manchas
...........................................................................................................................
 
 

10 Sugestões Importantes
1 - Quanto mais rápido melhor, trate da mancha logo que ela apareça;

2 - Não lave a roupa, antes de tratar da mancha;

3 - Identifique de que a mancha é feita e o tipo de tecido em que ela se encontra;

4 - Procure analisar o problema com calma, em principio não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico em manchas. Temperatura alta às vezes fixa alguns tipos de manchas;

5 - Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores;

6 - Teste o removedor ou qualquer outra fórmula usada para tirar a mancha, num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano. Se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre;

7 - Coloque (se possível) um pano grosso limpo e seco do outro lado do tecido, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça;

8 - Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinçando com papel absorvente, etc.) antes de começar a limpá-la;

- Seja cuidadoso(a) para não aprofundar a mancha (esfregando fortemente, raspando com objeto cortante, etc.), ou danificar o material manchado;

10 - Trabalhe limpando sempre das bordas em direção ao centro. Assim você não espalhará a mancha.

Obs:
•  Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo;

•  Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.

Atenção
Antes de aplicar qualquer produto ou detergente, verifique sempre as etiquetas de instrução na parte interna das roupas.

Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido, pois isso facilitará sua remoção.
 
  


    Espelho meu...

Vale lembrar que vidros e espelho são peças delicadas, por isso sempre que for possível utilize apenas um espanador para retirar a poeira.
Mas se o objeto estiver muito sujo, empoeirado ou engordurado passe antes um papel, que pode ser daquele absorventes ou uma folha de jornal. Depois, use um pano macio e limpo, dos que não soltam fiapos, embebido com água ou álcool.
É importante lembrar que nunca se deve jogar água em cima do espelho, por exemplo, isso pode fazer com que ele fique manchado.Manchas também podem aparecer se os vidros forem lavados ao sol.
Para aquelas que não acham que álcool e água são suficientes para deixar limpo, os produtos recomendados são sabão e detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro. Produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária devem ser evitados sempre, porque são extremamente danosos ao espelho. Na hora de aplicar o produto, vale a mesma dica da água, nunca borrife líquidos diretamente no espelho, use um pano.
Microondas
Limpando Forno de Microondas
microondas 


 
· nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.

· limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.

· internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.

· para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.

· o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.

· o vidro da porta apenas com sabão neutro.

Remover odores

Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas.

Aqueça por 2 minutos na potência alta.

Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.

Suor fufu Para retirar manchas de suor das roupas,
Camiseta sudorosa Dica
 deixe-as de molho em água morna e vinagre. As manchas somem num instante.

Potêncializar o seu detergente
 
Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha. Misture bem. Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar sus efeitos.